Participar deste site

Existe violino para canhoto?

Posted by Darcy Mendes On sábado, 28 de dezembro de 2013 1 comentários
O violino faz parte de minha vida há 27 anos. Estudei por alguns anos e depois passei a dar aulas (continuo aprendendo até hoje). Dei aulas por 15 anos e muitos desses alunos eram canhotos, porém fiz questão de ensinar na posição em que conhecemos como natural do instrumento, ou seja apoiado no ombro esquerdo.
Aprender violino, por si só, já tem suas dificuldades, no entanto são as mesmas tanto para destros quanto para canhotos.
Sendo assim, em minha opinião não devemos alterar o lado do violino e muito menos inverter as cordas.
O que pode acontecer se invertermos as cordas?
Em primeiro lugar o violino, apesar de simétrico por fora, sua estrutura interna apresenta configuração específica para receber a tensão das cordas. Se as invertermos estaremos prejudicando o instrumento, podendo até mesmo danificá-lo em sua estrutura.

  • Dificuldades para canhotos
No aprendizado do violino, usamos as duas mãos (e braços também kkk) e para o canhoto que quiser aprender a tocar na posição tradicional, a maior dificuldade estará no trato com o arco.
O arco deve ser manuseado com leveza, utilizando -se dos movimentos do punho e antebraço. Sem tensioná-los.

  • Como segurar o arco
Com as duas falanges do polegar um pouco curvadas. O polegar deve estar na extremidade do talão, deixando o polegar metade para a madeira do arco e metade para o talão. O polegar deve estar perpendicular em relação ao arco (essa é uma posição bastante complicada inicialmente). Conheço violinistas profissionais que não seguram o arco dessa forma.

Deve-se segurar o arco entre a 1ª e 2ª falanges do indicador e na 1ª falange do médio; deixar o dedo mínimo na forma arredondada e perto do botão do arco. O dedo anular é deixado naturalmente. O polegar deve estar entre o dedo indicador e o médio; só que do outro lado do arco. É importante salientar que nem todo mundo é igual, portanto o professor deve ir auxiliando o estudante a encontrar a melhor posição, sempre de forma natural. Quanto mais natural for a forma de pegar o violino, maior será a facilidade no aprendizado.
Vou procurar postar mais alguns assuntos específicos do violino! Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que terei o maior prazer em responder!!
Bons estudos!
Cursos que poderão te ajudar:

1 comentários:

Anônimo disse...

Que bosta! Se o aluno é canhoto, porque não ensiná-lo como canhoto? Posição natural... só se for para destro! Esses professores... ao invés de facilitar a vida dos alunos preferem se acomodar e facilitar a sua própria...

Postar um comentário

Talvez goste disso também

2leep.com